Quanto ganha um residente em enfermagem?

3 min read

Já se perguntou quanto ganha residente enfermagem? E você já sabe tudo sobre essa especialização? 

Se você quer ser um residente, entender tudo a respeito, saiba que a única forma de conseguir isso é estudando muito e se dedicando.

Por isso, com o objetivo de tirar todas as dúvidas sobre o assunto, esse conteúdo vai falar sobre:

  • O que é a Residência Multiprofissional em Enfermagem;
  • Como funciona e quanto ganha residente enfermagem;
  • Quais as especialidades e atividades existem para quem faz Residência em Enfermagem;
  • Como é feita a seleção para se tornar um Residente de Enfermagem.

O que é a Residência Multiprofissional em Enfermagem

A Residência Multiprofissional em Enfermagem é uma especialização que oferece para o estudante uma experiência prática na área. Dessa forma, os jovens podem começar a serem inseridos no mercado de trabalho.

O candidato recebe também um valor para realizar a Residência, o que incentiva a vida pessoal e profissional do estudante

Inclusive, vamos direto ao ponto: como funciona e quanto ganha residente enfermagem?

É isso que vou te mostrar no próximo tópico! Mas antes é importante que você entenda que não existe apenas a residência multiprofissional, você pode optar por outras opções, das quais vamos falar ao longo do conteúdo também. 

Como funciona e quanto ganha residente enfermagem

O programa de residência dura por 2 anos e durante esse tempo o estudante pode dividir as horas para trabalho e estudos. Com 60 horas semanais, o jovem deve destinar 80% do seu tempo à atividade prática de Residência e 20% para estudos e atividades teóricas. 

Com direito a uma folga semanal e 30 dias de férias por ano, podendo fracionar essas férias em 2 períodos de 15 dias. O estudante ainda é supervisionado por um profissional de serviço e um tutor de sua instituição de ensino. 

Além disso, se você quer saber quanto ganha residente enfermagem, saiba que o jovem conta com uma bolsa de R$ 3.330,43, a qual é financiada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação

Por isso, é necessário se dedicar tanto durante esse período. O estudo é fundamental para tornar a prática mais eficaz. Sendo assim, o estudante pode contar com plataformas e blogs como  EnfConcursos

Os cursos oferecidos pelo Enf é a melhor opção para quem quer passar na residência e ganhar essa bolsa por 2 anos e ainda sair de lá com uma especialização

Quais as especialidades e atividades que existem para quem faz Residência em Enfermagem

Agora que você sabe quanto ganha residente enfermagem, vale dizer que em residências multiprofissionais são diversas as especialidades oferecidas pelo programa de residência.

Isso porque o objetivo da pluralidade de informações é que o aluno tenha contato com o máximo possível de áreas para que possa aprimorar seus conhecimentos. Isso ajuda a formar profissionais cada vez mais capacitados e abrir uma gama de possibilidades para ele.

Já em residências tradicionais de enfermagem, a especialização é direcionada. Alguns exemplos de residências são:

  • Saúde Mental
  • Prevenção e Terapêutica Cardiovascular
  • Enfermagem em Cardiopneumologia de Alta Complexidade
  • Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso
  • Residência Multiprofissional em Álcool e Outras Drogas
  • Saúde Mental com ênfase em Dependência Química
  • Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica
  • Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos
  • Saúde Coletiva e Atenção Primária
  • Síndromes e Anomalias Craniofaciais
  • Assistência Cardiorrespiratória
  • Enfermagem Obstétrica
  • Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

Como é feita a seleção para se tornar um Residente de Enfermagem

Você já sabe o que é a residência, quanto ganha residente enfermagem, quais as especialidades envolvidas e agora chegou a hora de entender como funciona a seleção para residentes. 

Para ser aprovado em uma Residência de Enfermagem, o estudante precisa primeiro passar no processo seletivo oferecido por alguns centros universitários. 

Ele passará pela prova de conhecimentos gerais e específicos da área, depois por uma análise de currículo e por fim deverá realizar uma entrevista. 

A prova de conhecimentos gerais aborda temas sobre Saúde Pública, Língua Portuguesa e códigos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já para as questões de conhecimento específico os temas são os mesmo encontrados ao longo da faculdade de enfermagem. 

Sendo assim, não perca tempo, estude muito e se prepare para perguntas que podem ser fáceis, medianas ou difíceis. 

Para esse estudo você pode contar com conteúdos de algumas plataformas, tal como EnfConcursos, Social Concursos, Legislação do SUS da EnfConcursos e Farma Concursos.

Ou seja, não te falta material para estudar e se preparar para uma das maiores oportunidades da sua vida. 

Conclusão: agora você sabe tudo sobre quanto ganha residente enfermagem

Bom, você leu tudo sobre a residência em enfermagem, aposto que muito mais que você imaginou quando buscou por “quanto ganha residente enfermagem”. 

Agora então chegou a hora de você colocar tudo que você tem visto em prática. 

Estude, se esforce e dê o pontapé inicial que sua carreira merece. Sendo assim, conte com ajuda O EnfConcursos para saber tudo sobre concursos públicos em enfermagem. 

O seu futuro está esperando por você, então não perca tempo.

Vá além do seu conhecimento sobre quanto ganha residente enfermagem e garanta um estudo de qualidade, com riqueza de informações e que abra portas para um futuro brilhante para você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *