Saiu o edital!!! O Instituto Doutor José Frota (IJF), Ceará, acaba de divulgar o edital do Concurso através do IMPARH.
O edital publicado, nesta sexta-feira 21/02/2020, é para o Concurso do Instituto Doutor José Frota (IJF), e servirá para preencher 87 vagas nos cargos de Enfermeiro.
Confira as informações!
Inscrições do Concurso
O período de inscrições pode ser realizadas do dia 05 de março de 2020 ao dia 29 de março de 2020.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 160,00.
Haverá isenção do pagamento da taxa de inscrição somente para os candidatos que atenderem o disposto na Lei Municipal nº 9.242, de 02 de julho de 2007, e a Lei Municipal nº 7.406, de 05
de outubro de 1993, alterada pela Lei Municipal nº 10.590, de 26 de junho de 2017:
- a) comprova ser doador de sangue e que tem, no mínimo, 02 (duas) doações no período de 01 (um) ano, devendo a última doação ter sido realizada no prazo de até 12 (doze) meses contados da data da divulgação do presente Edital, mediante a apresentação de certidão fornecida pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Ceará (HEMOCE) ou por entidade credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS);
- b) comprova ser beneficiário de, pelo menos, um dos programas sociais do Governo Federal.
O candidato para requerer sua inscrição, teve de preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico concursos.fortaleza.ce.gov.br.
Provas do Concurso
O Concurso Público efetivar-se-á em duas etapas, conforme discriminado abaixo:
- a) PRIMEIRA ETAPA – PROVA OBJETIVA, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos;
- b) SEGUNDA ETAPA – ANÁLISE DE TÍTULOS E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, de caráter meramente classificatório, para os candidatos aprovados na primeira etapa.
A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, cada uma com 04 (quatro) alternativas de resposta (A, B, C, D).
Terá questões nas seguintes disciplinas:
- Português
- Sistema Único de Saúde (SUS)
- Vigilância epidemiológica
- Política Nacional de Segurança
do Paciente (PNSP) e protocolos de segurança do paciente - Diretrizes e metas internacionais para a
segurança do paciente - Código de Ética dos profissionais de enfermagem
- Lei do Exercício Profissional de Enfermagem
- Sistematização da Assistência de Enfermagem
- Processos de enfermagem e teorias
- Entre outras
A prova objetiva será aplicada na cidade de Fortaleza-CE, com duração de 04 (quatro) horas, no dia 26 de abril de 2020 (domingo), no horário das 14h às 18h (horário de Fortaleza), para todos os candidatos.
Para mais informações acesse o link do edital completo no site da banca organizadora.
Primeiras notícias sobre o concurso
Antes do editar ser publicado, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, sancionou a criação de 600 vagas para profissionais atuarem na ampliação do hospital Instituto Doutor José Frota (IJF).
Do total de vagas, 176 serão pessoas contratadas por meio de concurso público a ser realizado em 2020.
Os outros servidores serão chamados de cadastro de reserva de um concurso já realizado pelo município.
Segundo o superintendente adjunto do IJF, Osmar Aguiar, o edital de convocação dos concursados deverá ser publicado nos próximos dias e a homologação do novo concurso está prevista para o primeiro semestre de 2020.
Além disso, o edital de 2020 irá contemplar vagas para categorias que não tiveram oportunidades no concurso vigente.
Entre as especialidades que estarão no edital estão médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de higiene dental, técnicos de imobilização ortopédica, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório de análises clínicas e advogados.
Vagas e Cargos para o Concurso de IJF Fortaleza
São ofertadas 87 vagas para o cargo de Enfermeiro. Sendo 82 vagas para ampla concorrência e 05 para pessoas com deficiência.
Os candidatos de ter Curso de graduação completo em Enfermagem e Registro profissional no Conselho competente.
Último Concurso IJF Fortaleza
O último concurso do IJF Fortaleza ocorreu em 2016 e ofertou 115 vagas para técnico de enfermagem e 16 vagas para Enfermeiro.
O certame teve duas etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha.
- Análise de títulos e experiência profissional, para os candidatos de nível superior, ou análise de experiência profissional, para os candidatos de nível médio.
Taxa de isenção
O último concurso ofertava vagas para Enfermeiro e Técnico de Enfermagem.
Na época o candidato para requerer sua inscrição, teve de preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico concursos.fortaleza.ce.gov.br.
O boleto de pagamento, ainda que gerado no último dia de inscrição, deveria ser pago obrigatoriamente até a data do vencimento, observado o horário da cidade de Fortaleza-CE, não sendo permitida a alteração da respectiva data de vencimento, ainda que o referido boleto seja impresso após a data limite para a inscrição no certame.
Para inscrever-se, o candidato teria de indicar seus próprios RG e CPF.
Após o envio dos dados, o candidato deveria imprimir o boleto de pagamento, o qual será emitido em seu nome, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais), em qualquer agência, terminal ou correspondente bancário do Banco do Brasil, no internet banking ou no Banco Postal, até a data do vencimento.
Além disso, puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que:
a) fossem desempregados e não se encontravam em gozo de nenhum benefício previdenciário de prestação continuada e que não possuíam renda de nenhuma natureza, exceto a proveniente do seguro desemprego;
b) ganhasse até dois salários mínimos;
c) comprovasse ser doadores de sangue e que tivessem, no mínimo, duas doações no período de 01 (um) ano, devendo a última doação ter sido realizada no prazo de até 12 (doze) meses contados da data da divulgação do edital, mediante a apresentação de certidão fornecida pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Ceará (HEMOCE) ou por entidade credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Requisitos para a investidura no cargo efetivo
O candidato aprovado no concurso público de que trata este edital será nomeado para os cargos se atendidas as seguintes exigências:
- ter sido aprovado no concurso público, na forma estabelecida no edital;
- ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com o reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto Federal nº 70.436, de 18 de abril de 1972, e no §1º, do art. 12, da Constituição Federal de 1988; no caso de estrangeiros de outras nacionalidades, deverá ser observado o disposto no inciso I do art. 37 da Constituição Federal de 1988;
- gozar dos direitos políticos;
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- estar quite com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
- ter idade mínima de 18 anos à época da nomeação;
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por perícia médica oficial do Município de Fortaleza;
- não estar suspenso do exercício profissional, nem cumprindo qualquer outra penalidade disciplinar aplicada pelo órgão de fiscalização da profissão, em nível federal ou estadual;
- apresentar certidão dos foros criminais, em nível estadual e federal, no âmbito de competência jurisdicional dos estados onde residiu nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há seis meses;
- apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal e da polícia dos estados onde residiu nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há seis meses;
- no caso de acumulação lícita de cargo/emprego público, deverão ser observadas as disposições contidas nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal de 1988 e, nestes casos, será exigida a compatibilidade de horário entre os cargos (ou empregos) exercidos, devendo existir, entre o final de um expediente de trabalho e o início do outro, um intervalo de tempo mínimo que permita o deslocamento, a alimentação e o repouso do servidor;
- ter disponibilidade para o exercício do cargo de acordo com a carga horária prevista no anexo I deste edital;
- não ter sido condenado, em sede de processo administrativo disciplinar ou de ação judicial, com a pena de demissão no âmbito do serviço público;
- estar registrado em seu conselho e em gozo do exercício da profissão;
- apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.
Além disso, o candidato a Enfermeiro deveria ter Curso de Graduação em Enfermagem e Registro Profissional e o Técnico de Enfermagem deveria ter Curso Técnico de Enfermagem concluído e Registro Profissional.
Provas objetivas do Concurso IJF Fortaleza
Nesta etapa foi aplicada uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório.
A prova objetiva avaliou o grau de conhecimentos específicos do candidato em relação ao conteúdo programático contendo 50 (cinquenta) questões, todas com quatro alternativas de resposta (A, B, C, D), sendo somente uma considerada correta, de acordo com o previsto no QUADRO abaixo:
Todavia, para os cargos de nível médio havia também prova de Português.
O conteúdo para Enfermeiro e Técnico foram os seguintes:
Enfermeiro:
- Sistematização da assistência de enfermagem (Resolução COFEN-358/2009).
- Farmacologia em urgência e emergência para a enfermagem.
- Administração de medicamentos.
- Higienização do paciente.
- Política Nacional de Segurança do Paciente.
- Cuidado de Enfermagem em Urgências e Emergências.
- Assistência de Enfermagem no período pré, trans e pós-operatório.
- Transfusões de sangue e hemoderivados.
- Enfermagem em Centro de material e de esterilização.
- Cuidados de enfermagem em toxicologia.
- Acidentes com animais peçonhentos.
- Suporte básico de vida/suporte avançado de vida em enfermagem.
- Cuidado de enfermagem a pacientes vítimas de queimaduras.
- Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAM.
- Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde.
- Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar.
- Cuidado de enfermagem na prevenção e tratamento de feridas.
- Cuidados de enfermagem ao paciente crítico.
- Política Nacional de Humanização do SUS.
Técnico de Enfermagem
- Sistematização da assistência de enfermagem (Resolução COFEN-358/2009);
- Fundamentos básicos para o desenvolvimento das técnicas em enfermagem no contexto hospitalar.
- Oxigenoterapia;
- Inaloterapia;
- Enemas;
- Cuidados com cateteres urinários;
- Cuidados de higiene, conforto e segurança;
- Limpeza e preparo da unidade do paciente;
- Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar;
- Preparo de pacientes para exames/procedimentos e consultas;
- Cuidados na alimentação oral e por sondas;
- Administração de medicamentos;
- Registros de enfermagem;
- Acidentes de trabalho com material biológico e perfuro-cortantes;
- Reconhecimento e descrição de sinais e sintomas, terminologia científica;
- Preparo e assistência de enfermagem a clientes/pacientes em tratamento cirúrgico nos períodos pré, trans e pós-operatórios;
- Centro cirúrgico e aspectos fundamentais para a enfermagem;
- Esterilização de materiais;
- Cuidado a pacientes vitimas de queimaduras;
- Processo do cuidar em Enfermagem em Emergências e Urgências.
- Cuidados de Enfermagem em envenenamentos e intoxicações exógenas;
- Cuidados de Enfermagem em picada de animais peçonhentos;
- Política Nacional de Humanização.
Prova de Títulos
Foram considerados habilitados para esta etapa os candidatos aprovados na primeira etapa – prova objetiva, por ordem decrescente de nota.
A referida etapa foi constituída da análise de títulos e experiência profissional, de caráter meramente classificatório, com o valor máximo de 30 (trinta) pontos,
Veja abaixo os títulos possíveis para os cargos:
quero ser informada tudo sobre o concurso
Entra no nosso grupo de apoio https://enfconcursos.com/l/apoio-ijf